quinta-feira, 5 de julho de 2012

Atividades para 3º, 4° e 5º ano


   RECEITA DE ESPANTAR A TRISTEZA.

Faça uma careta
E mande a tristeza.
Pra longe pro outro lado.
Do mar ou da lua,
Vá para o menino da rua.
 E plante bananeira
Faça alguma besteira
Depois estique os braços
Apanhe a primeira estrela.
E procure o melhor amigo
Para um longo e apertado abraço.

1) Para espantar a tristeza manda-a para:
(A) o meio da rua            
(B) longe                     
(C) em cima de bananeira                 
  (D) as estrelas

                                                                       Micróbios

            Os micróbios – não há como negar – são responsáveis por uma série de aborrecimentos: gripe, sarampo, tifo, malaria, febre amarela, paralisia infantil e um bocado de coisas mais. Mas também há inúmeros de micróbios benéficos, que decompõe o corpo morto das plantas e animais, transformando suas moléculas complexas em moléculas pequenas, aproveitáveis na nutrição das plantas.
            O vilão de nossa história,portanto, não é totalmente malvado. Se ele desaparecesse, nós também acabaríamos junto com ele.

2) No trecho “... Mas também há inúmeros micróbios benéficos que decompõem o corpo morto das plantas e animais...” a palavra grifada significa:
(A) que fazem mal                                                   (B) que causam aborrecimentos
(C) que fazem bem                                                 (D) que provocam doenças

                                                A BICHARADA VAI FICAR CALMINHA

            A partir da próxima segunda-feira (16/08) a Secretária de Saúde (SMS) promoverá em São Paulo a campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos. Dois mil postos de atendimento estarão espalhados pela cidade para atender a bicharada.
            Pets acima de três meses de idade – inclusive fêmea no cio, grávidas ou que estejam amamentando – deverão ser vacinados. A doença é transmitida  entre animais ou de animal para homem através de mordidas, arranhões ou lambeduras de mamíferos infectados.
            No dia da vacinação recomenda-se levar os cães com coleiras ou focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas para evitar fugas ou acidentes. Os bichinhos que estiverem com diarréia, secreção ocular, nasal ou sem apetite ficam de fora da campanha.
            A iniciativa que termina no dia 29 de agosto, é gratuita e obrigatória com base em lei municipal.

3) Ao lermos o texto, percebemos que:
(A) Devemos ter cuidado para transportar os cães para vacinação.
(B) Apenas as fêmeas devem ser vacinadas.
(C) Todos os animais devem ser vacinados, independente do estado de saúde.
(D) A Secretaria Municipal de Saúde não está preocupada com a saúde dos animais.


                                    CAIXA MÁGICA DE SURPRESA

            Um livro
            É uma beleza
            É uma caixa mágica
            Só de surpresa.
            Um livro
            Parece mudo
            Mas nele a gente
            Descobre tudo
            Um livro tem asas
            Longas e leves, que, de repente,
            Levam a gente longe, longe.
            Um livro é parque de diversão
            Cheio de sonhos coloridos, cheio de doces sortidos.
            Cheio de luzes e balões!
            Um livro é uma floresta com folhas e flores
            E bichos e cores.
            É mesmo uma festa, um baú de feiticeiro,
            Um navio pirata no mar, um foguete perdido no ar.
            É amigo e companheiro.
4) O texto trata:
(A) Dos problemas em ser um livro                          (B) Das cores dos livros
(C) Dos cuidados com os livros                                 (D) Das aventuras de ler um livro

SOBRE  OS BOLINHOS DE CHUVA, PIPOCA E COMO OS SERES VIVOS SE TRANSFORMAM  EM FOSSÉIS (Fragmento)

            No final da tarde de hoje, após longos dias de muito calor, veio à chuva. De inicio apenas umas grandes gotas, que ao baterem no chão quente, viraram vapor. Em seguida, o barulho de pingos e mais pingos, que repentinamente, transformaram o céu numa grande cachoeira esbranquiçada. Como veio, a chuva se foi. A água escoou, infiltrou-se pela terra e tudo voltou devagarzinho a sua rotina. Gosto de chuva. Desta chuva que vem depressa, refrescar o ar, molha as plantas, e, quando nos pega no meio do caminho, deixa-nos encharcados. Ela traz lembranças de coisas boas, como uma casa acolhedora, bolinhos de chuva, pipoca e um passar mais lento do dia.
5) O trecho que expressa a opinião do narrador é:
(A) “Como veio, a chuva se foi”                                           (B) “O barulho forte dos pingos”
(C) “Gosto de chuva”                                                             (D) “Viram  vapor”

O leão e o ratinho

            Um leão foi acordado por um rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele capturou e estava pronto para mata-lo  quando o rato suplicou:
            - Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza que um dia posso retribuir sua bondade.
            O leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou.
            Aconteceu que pouco depois disso o leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão.
            O rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:
            - O senhor achou ridícula a idéia de que jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; mas agora sabe que é possível, mesmo a um rato, conceber um favor a um poderoso leão.
6) Este texto é:
(A) uma fábula                                                             (B) um poema
(C) uma adivinha                                                         (D) uma carta
 TEXTO I  DIREITOS DA CRIANÇA
            A criança deve beneficiar da segurança social. Tem direito a crescer e desenvolver-se com boa saúde; para esse fim, deverão proporcionar-se quer à criança, quer sua mãe cuidados especiais, designadamente, tratamento pré e pós-natal. A criança tem direito a uma adequada alimentação, recreio e cuidados médicos.

 TEXT0 II  Os direitos e deveres das crianças

            Toda criança tem direito a educação gratuita e ao lazer infantil. Nesse ponto acho que muitas crianças já estão na escola, mas é preciso que sejam escolas boas e não as que a gente vê por ai, algumas de barro cheias de buracos, outras de lata, já pensou que calor? Juliana estuda numa escola de lata em São Paulo, no verão alguns de seus colegas chegaram a desmaiar por causa do calor. E quando faz frio é de gelar. Por isso, não é preciso só escola, tem que ser adequada  e o ensino tem que ser bom.

7) Com relação aos textos I e II, é correto afirmar que:
(A) Nenhum dos textos trata da saúde da criança.    
(B) Os dois textos defendem o direito á alimentação.
(C) Somente o texto II defende um bom ensino.
(D) Somente o texto II expressa o direito ao recreio.
 Você conhece os seus direitos?

            Toda criança poderia escrever uma lista com o que considera importante para uma vida. Entre os itens, estariam: brincar, ter casa, receber atenção e carinho. Também não poderíamos esquecer: ter uma boa alimentação e assistência médica, se divertir, estudar, ser tratada com respeito e até ter um nome e uma nacionalidade.
            Mais do que vontades ou necessidades, nesta lista estão os direitos que toda criança possui. Infelizmente nem sempre eles são cumpridos, até porque muitas pessoas não sabem que eles existem. Mas estes direitos não apenas existe como estão documentados a mais de 40 anos.
            A Declaração dos Direitos da Criança foi adotado no dia 20 de novembro de 1959 pela ONU ( Organização das Nações Unidas, que foi criada em 1945 e uni diversos países com o objetivo de melhorar a condição de vida das pessoas). A garantia de proteção á criança é ainda mais antiga e já estava na Declaração de Genebra de 1924 sobre os Direitos da Criança.

8) No trecho “Infelizmente, nem sempre eles são cumpridos”, a palavra em destaque refere-se:
(A) ás crianças                                                        (B) ao nome e nacionalidade
(C) aos direitos da criança                                   (D) aos documentos

                                                                      

UM CASO DE AMOR






Será que você já gostou tanto de uma coisa que parecia não viver sem ela? Quem sabe um brinquedinho, um bichinho (sem fala nas pessoas)? A menina Silvia, mãe da gata Maria Preta gostava assim de seu ursinho de pelúcia Zuza. Ela não sabia fazer nada sem ele. Dormia com o Zuza, ia para escola com o Zuza, saia para passear com o Zuza. Daí um dia Zuza desapareceu. Ela foi tomar banho e quando voltou não encontrou mais o Zuza. Sumiu bem sumido do quarto da menina Silvia. A menina abriu o maior berreiro:


- Eu quero meu ursinho. O meu Zuzinha! Ele foi seqüestrado!


A mãe dizia para ela deixar de falar bobeira, onde já se viu sequestrar bicho de pelúcia, que ela deve ter deixado o ursinho em algum lugar.


A menina, naquele dia, não foi para escola e não almoçou, não quis brincar à tarde. Esse caso de amor ficou um caso sério.


Na hora de dormir a menina resolveu visitar a gata Maria Preta que tinha uma ninhada de filhotes e dormia dentro do banheirinho debaixo da escada.


Maria Preta recebeu a menina com um lindo miado de boa noite e a menina foi tirando os gatinhos um a um do cesto. E quando tirou o ultimo sabe quem encontrou? Encontrou o ursinho Zuza dormindo junto da barriga da gata Maria Preta. Nem precisa dizer a felicidade que a menina Silvia ficou, precisa? O que precisa ser esclarecido (que não foi até hoje) é o seguinte: como o ursinho Zuza foi parar no meio da ninhada da gata?






9) O problema da menina Silvia acabou quando ela:


(A) Foi dormir


(B) Visitou a gata Maria Preta


(C) Perdeu o ursinho Zuza


(D) Não foi para a escola.














O asno e o cavalo






Um asno, de passo tardo, mal podendo suportar o pesadíssimo fardo que tinha de carregar, pediu ao cavalo:


- Amigo, podes dividir comigo a carga que mal suporto?


Se assim continuar, muito em breve estarei morto. O cavalo respondeu:


- Com isso pouco me importo.


Sem demora, o asno morreu. Então o dono dos dois transferiu para o cavalo todos os sacos de arroz.


E foi assim que um esperto acabou bancado o otário e pagou um alto preço por que não foi solidário.






10) O asno pediu ajuda porque:


(A) Bancou o otário (B) Não foi solidário (C) Não suportou a carga (D) Era esperto






Gatos unha e carne comem na mesma tigela






Mimi chegou primeiro e logo conquistou a dona com seu jeito meigo e delicado. Já Chiquinho foi encontrado algum tempo depois, quando ela saía de uma pet shop.


“Foi amor á primeira vista: ele me olhou, do meio da rua e correu para debaixo das minhas pernas. Tremendo, não saiu mais de lá. E eu também não tive mais coragem de me separar daqueles lindos olhos azuis”, conta Cláudia.


Desde então, os dois são grudados e fazem tudo junto, “comem na mesma tigelinha, bebem da mesma água, brincam e dormem juntos”.






11) No trecho “Tremendo não saiu mais de lá...” a palavra destacada faz referencia a:


(A) Tempo (B) Causa (C) Conseqüência (D) Lugar






BOLINHA DE GUDE






Essas nossas amiguinhas são bem velhas!


Como a gente sabe? Pedras preciosas em formato de bolinha foram encontradas num túmulo de uma criança que viveu a 5000 anos Egito! Dá para acreditar? E não para por aí!


O jogo de bolinhas de gude era tão popular no Império Romano que o próprio imperador Augusto parava na rua para assistir as disputas. E você sabe de onde vem o nome “gude”? Gude era o nome dado pelos romanos às pedrinhas lisas e redondinhas encontradas nos rios.






12) No trecho “Dá para acreditar?” O ponto de interrogação é usado com a intenção de:


(A) provocar dúvida (B) desafiar (C) negar (D) informar






MOTIVO






Eu canto porque o instante existe e minha vida está completa.


Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.


Irmão das coisas fugidas, não sinto gozo nem tormento.


Atravesso noites e dias no vento.


Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço – não sei, não sei. Não sei se fico ou passo.


Sei que canto. E a canção é tudo.


Tem sangue eterno a asa ritmada.


E um dia sei que ficarei mudo:


- Mais nada.






13) No trecho “irmão das coisas”, percebe-se que o narrador é:


(A) do gênero masculino (B) do gênero feminino (C) um adolescente (D) uma criança


O PATO SETENTÃO


No aniversário de 70 anos do personagem mais “esquentado” da animação, o Pato Donald, os fãs brasileiros serão presenteados.


Em setembro, será lançado o DVD duplo “A Cronologia do Donald”, com os curtas estrelados pelo personagem entre 1936 e 1941, quando saiu o filme Chef Donald.


Para comemorar o evento, Don Rosa, autor de várias das histórias clássicas do personagem, veio ao país para participar do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco. O Pato Donald “nasceu” no dia 9 de junho de 1934.


REVISTA ÉPOCA. Nº 316. 07 de junho 2004. Editora Globo, p. 13.






1 - O assunto do texto é:


A) Festival Internacional de humor. B) O lançamento do DVD.


C) Aniversário de Pato Donald. D) Filme de Pato Donald.






2 -O nome do autor das histórias do personagem Pato Donald é:






A) Ziraldo. B) Vinícius de Moraes.


C) Don Rosa. D) Maurício de Souza.






Televisão


Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho. Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão. O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos. Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como telenovelas. Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de crianças. Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas. Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem. Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos. Conclusão: a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.


PAES, J. P. Televisão. In: Vejam como eu sei escrever. 1. ed. São Paulo, Ática, 2001. p. 26-27.


3- O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:






A) “Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.”


B) “Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade...”


C) “Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.”


D) “Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma...”






PATO






Alexandre Rodrigues da Silva, nasceu em 02 de setembro de 1989, no Paraná, na cidade de Pato Branco, e por isso mais conhecido no mundo da bola, como Alexandre Pato, é apontado por muitos como a futura estrela mais cintilante do futebol brasileiro. Segue as pegadas felinas de outros craques de futebol, tais como Ronaldinho Gaucho, Kaká, mais recentemente e, remexendo o velho baú, recordamos Sócrates, Zico, Garrincha, Pelé, Tostão, Rivelino e outros mais que fizeram sonhar, rir e festejar todo um povo que adora futebol, o mundo global! E, tal como quase todos os meninos da sua idade, queria ser jogador de futebol. Com apenas dezessete anos, foi inscrito para jogar o Mundial de Clubes da FIFA, atingindo esse sonho mais depressa que o esperado.


Fonte: http://koji.apostaganha.pt/biografia-de-alexandre-pato-jogador-do-internacional-de-porto-alegre






4- Na frase “Segue as pegadas felinas de outros craques de futebol”, a expressão destacada significa:


A) a marca B) o sinal C) o exemplo D) o vestígio






5- Qual o trecho que mostra a opinião de torcedores brasileiros na comparação entre Pato e aos craques da atualidade e do passado?






A) “é o mais conhecido do mundo da bola...”


B) “Segue as pegadas felinas de outros craques...”


C) “é apontado por muitos como futura estrela mais cintilante do futebol brasileiro...”


D) “..como quase todos os meninos da sua idade, queria ser jogador de futebol.”










VITAMINA SABOROSA


INGREDIENTES


1 banana


200g de morangos


1 colher de mel


100 ml de iogurte natural


200 ml de leite gelado.


Modo de Preparo


Bata tudo no liquidificador e sirva.


6- O texto acima é:


A) notícia. B) convite. C) receita. D) poema.






7- Ele serve para:


A) ensinar. B) convidar. C) informar. D) divertir.














VITAMINA SABOROSA


INGREDIENTES


1 banana


200g de morangos


1 colher de mel


100 ml de iogurte natural


200 ml de leite gelado.


Modo de Preparo


Bata tudo no liquidificador e sirva.


6- O texto acima é:


A) notícia. B) convite. C) receita. D) poema.






7- Ele serve para:


A) ensinar. B) convidar. C) informar. D) divertir.














VITAMINA SABOROSA


INGREDIENTES


1 banana


200g de morangos


1 colher de mel


100 ml de iogurte natural


200 ml de leite gelado.


Modo de Preparo


Bata tudo no liquidificador e sirva.


6- O texto acima é:


A) notícia. B) convite. C) receita. D) poema.






7- Ele serve para:


A) ensinar. B) convidar. C) informar. D) divertir.






















Pepita a piaba






Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.


Mas Pepita não gostava de ser assim.Ela queria ser grande... bem grandona...Tomou pílulas de vitamina... Fez ginástica de peixe... Mas nada...Continuava miudinha. – O que é isso? Uma rede? Uma rede no rio! Os pescadores! Ai, ai, ai... Foi um corre-corre... Foi um nada-nada...Mas... muitos peixes ficaram presos na rede. E Pepita? Pepita escapuliu.... Ela nadou, nadou pra bem longe dali!


CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Coleção Miguilim, São Paulo: Nacional, 2004.






8- No trecho “Lá no fundo do rio, vivia Pepita...”, a expressão em destaque dá idéia de:


A) causa. B) explicação. C) lugar. D) tempo.


9- No trecho “Ela queria ser grande”, a palavra Ela se refere à


A) baleia. B) piaba. C) autora. D) menina.


.


O Sapo e o boi






Há muito, muito tempo, existiu um boi imponente. Um dia, o boi estava dando seu passeio da tarde quando um pobre sapo, todo mal vestido olhou para ele e ficou maravilhado. Cheio de inveja daquele boi que parecia o dono do mundo, o sapo chamou os amigos.


– Olhem só o tamanho do sujeito! Até que ele é elegante, mas grande coisa. Se eu quisesse também era. Dizendo isso, o sapo começou a estufar a barriga e, em pouco tempo, já estava com o dobro de seu tamanho natural.


– Já estou grande que nem ele? – perguntou aos outros sapos.


– Não – disseram de novo os outros sapos –, e é melhor você parar com isso


porque senão vai acabar se machucando. Mas era tanta a vontade do sapo de imitar o boi que ele continuou se estufando, estufando, estufando – até estourar.


Moral: Seja sempre você mesmo.


Fonte: Fábulas de Esopo.


10- O motivo que levou o sapo a estufar até estourar foi






A) ficar com uma roupa elegante. B) ficar igual aos outros sapos.


C) estar bonito para o passeio. D) estar cheio de inveja do boi.


11- Quando aconteceu a história?


A) À tarde. B) De manhã. C) À noite. D) De madrugada


Golfinhos


Conhecidos por sua inteligência e admirados pelos marinheiros desde a


Antiguidade, os golfinhos são mamíferos que vivem na água, em bandos que podem chegar a abranger centenas de exemplares.


São conhecidas umas cinquenta espécies de golfinhos, espalhadas por todos


os oceanos e grandes rios do mundo. Dispondo de nadadeiras bastantes desenvolvidas, são nadadores velozes e ágeis e têm o corpo bem adaptado para a vida na água.


Medem comumente 2 a 3 metros de comprimento, atingindo às vezes mais de


4 metros. Normalmente, têm o dorso escuro-que vai do cinza ao preto, conforme a espécie-e peito branco (...).Nos grandes rios do mundo, vivem algumas espécies de golfinhos. No Amazonas e principais afluentes, há uma delas, o boto amazonense, que chega a atingir cerca de 3 metros de comprimento.


Os golfinhos têm sido seriamente estudados pelos cientistas, interessados na


inteligência que demonstram e na capacidade que têm de se comunicar entre si por meio da emissão de sons distintos (eles emitem também vibrações supersônicas).


Enciclopédia do Estudante.


QUESTÃO 1


Os cientistas têm especial interesse por estudar os golfinhos devido a sua


(A) inteligência e seu modo de comunicação.


(B) agilidade e sua velocidade no deslocamento.


(C) boa adaptação à vida na água.


(D) capacidade de viver em bando.






Texto II


Baleia-sardinheira: enorme, veloz e superelegante!






Um gigante dos mares, ainda misterioso para os cientistas,veio parar nas páginas da Ciência Hoje das Crianças: é abaleia-sardinheira. Nesta edição, venha conhecer essaespécie e, de quebra, aprender muito mais. Saiba como ascores e as formas são importantes para a sobrevivência dediferentes animais, descubra como se forma o solo eencontre muitas curiosidades sobre os cupins, os filhotes de


tartaruga e até sobre o funcionamento da garrafa térmica. ACiência Hoje das Crianças de março traz ainda jogos, poesia, dicas de leitura emuito mais. Confira!


Adaptado de http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2010/210


QUESTÃO 2


No trecho “... venha conhecer essa espécie e, de quebra, aprender muito mais.”, a


palavra em destaque refere-se a






(A) “Nesta edição”. (linha 2) (B) “baleia-sardinheira”. (linha 2)


(C) “das crianças”. (linha 2) (D) “garrafa térmica”.(linha 6)






Texto III


Diferenças


Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas. O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O Peixe, para que o nado fizesse parte do currículo também. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o


Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída. E assim foi feito. Incluíram tudo, mas cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos. O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft", coitadinho, quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também. O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas e, depois, não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos...


http://fabriciaeclaudio.xpg.com.br


QUESTÃO 3


No quinto parágrafo, a palavra “pluft” foi usada para expressar o som feito quando o


Coellho






(A) tentou voar. (B) caiu da árvore. (C) subiu na árvore. (D) fez aulas de natação














Texto IV


Tempo de Infância


Na aldeia, o tempo não é o mesmo da cidade grande. Eu só descobri issomais tarde, é claro. Mas é um exercício que eu gosto de fazer quando penso nas noites estreladas do verão. Naquele tempo, quando a noite já estava engolindo o dia, depois de horas de atividades que misturavam o brincar e o aprender, eu sentava próximo ao fogo para ouvir cantigas sonolentas, cantigas que me ensinavam a olhar para as estrelas e desejar morar nelas (...) (...) À nossa frente, o fogo estalava a lenha verdoenga enquanto assava macaxeira, aipim, batata-doce, milho. Esse era o cenário que minha memória me informa ainda hoje.


Daniel Munduruku


Vocabulário


Verdoenga – Tirante a verde, um pouco verde, esverdeada.






QUESTÃO 4


O trecho em que se percebe o envolvimento do narrador com a história que conta é


(A) “Na aldeia, o tempo não é o mesmo da cidade grande.”


(B) “Eu só descobri isso mais tarde, é claro.”


(C) “Naquele tempo, quando a noite já estava engolindo o dia ...”


(D) “À nossa frente, o fogo estalava a lenha verdoenga...”






Texto 5






LISTA DE COMPRAS






Café da manhã






achocolatado


açúcar


adoçante


café (pó)


leite longa vida


manteiga e/ou


margarina


pão


geléia






Almoço e jantar






arroz


feijão


ovos


carnes


macarrão


macarrão instantâneo


legumes


verduras


alho


óleo


vinagre


sal


azeite






Questão 5


A finalidade desta lista é indicar


(A) os produtos necessários para serem comprados no supermercado.


(B) os produtos que constam na dispensa de uma casa.


(C) os gastos excessivos com compras de supermercado.


(D) os artigos que são mais usados na alimentação de uma família.






Outros






frutas


catchup


mostarda


maionese






Bebidas






refrigerantes


sucos de frutas






Limpeza






papel toalha


detergente


sabão em pó


sabão em pedra


fósforo


esponjas para


limpeza


sacos de lixo






Texto VI


Caipira indo pra igreja


Era uma igreja daquelas bem tradicionais, que atraem romeiros de muitas cidades vizinhas. Ela ficava no alto de um morro muito alto e muito íngreme e uma escadaria imensa levava até o topo. Pois bem, dia de festa, o caipira ia subindo a ladeira, degrau por degrau, de joelhos. Nisso ele olha pra cima e vê uma velhinha rolando escada abaixo, quicando e girando feito uma bola. Atrás, vários homens vêm correndo desesperados, tentando alcançá-la e interromper a queda. A velhinha vai rolando bem na direção do caipira e, quando ela está pertinho, ao alcance de seus braços, o capiau dá um pulo de lado, desvia e a velha continua caindo. Quando o primeiro dos homens que tentavam salvar a idosa passa perto do caipira, ele não se contém. Agarra-o pelo colarinho e pergunta gritando:

_ Por que, infeliz??? Por que você não segurou a velhinha??

E o caipira, com a cara mais lerda do mundo:

_ Uai... Sei lá se é promessa!...

Maurício Ricardo Quirino

QUESTÃO 7



No trecho “_ Por que, infeliz??? Por que você não segurou a velhinha??”, o uso dos

pontos de interrogação a cada pergunta reforça a seguinte característica do homem

que salva a velhinha:



(A) pressa. (B) indignação. (C) dúvida. (D) cansaço.



Texto VIII

A Biografia do Técnico do Brasil



Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga, é um treinador e exfutebolista

brasileiro que atuava como volante.

Como jogador, sua maior conquista foi a Copa do Mundo de 1994, disputada nos

Estados Unidos, sendo o capitão da equipe. Como treinador, teve sua nomeação para ser o

técnico do Brasil em 24 de julho de 2006, conquistando até então a Copa América de 2007 e a

Copa das Confederações de 2009.

O apelido Dunga foi dado pelo tio Cláudio, em referência a um dos Sete Anões,

acreditando que Carlos não teria uma estatura maior.

Sempre chamou a atenção pela liderança em campo. Volante duro na marcação, não

hesitava em tentar lançamentos para os companheiros da frente.

Atualmente, como treinador da Seleção Brasileira, ele tem a missão de mexer com o brio

do jogadores e montar novamente um time competitivo e vencedor.

Glossário:

brio - sentimento da própria dignidade.

Adaptadodhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Dunga

QUESTÃO 8

No fragmento, “conquistando até então a Copa América de 2007 (...)”, a expressão

em destaque reforça a ideia de

(A) consequência em relação às suas atitudes de jogador.

(B) contrariedade nas atitudes de treinador.

(C) explicação sobre a sua maior conquista.

(D) tempo em relação à sua função de treinador.





QUESTÃO 9

A biografia de Dunga tem como objetivo principal

(A) contar como lhe foi dado o apelido.

(B) apresentar a trajetória profissional do Dunga.

(C) falar sobre sua missão de treinador na Copa de 2010.

(D) chamar atenção para a sua liderança como jogador.



O burro que vestiu a pele de um leão

Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal. Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir dele correndo que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação. Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro rindo:

-Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!

Moral: Um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.

Fábulas de Esopo. Tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1.994. p. 70

01. No trecho “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira”, a palavra sublinhada refere-se à brincadeira:

( ) do burro. ( ) do caçador. ( ) do leão. ( )da raposa.

02. O burro “não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação” quer dizer que o burro soltou um som de:

( ) alegria. ( ) desanimo. ( ) dúvida ( ) espanto.

03. Para entender o texto, é preciso saber que o burro é um animal:

( ) bravo. ( ) esperto. ( ) tolo. ( ) feroz.

04. O burro assustou os bichos quando:

( ) encontrou uma pele de leão. ( ) estragou a pele de um leão.

( ) segurou a pele de um leão. ( ) vestiu a pele de um leão.

05. Todos os bichos fugiam correndo porque tinham medo de:

( ) burro. ( ) caçador. ( ) leão. ( ) raposa.

06. O ponto de exclamação em “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!”, indica que a raposa está:

( ) chorosa.

( ) gozadora.

( ) irritada.

( ) quieta.
SAPOS, RÃS E PERERECAS

Antes de se tornarem adultos, os sapos são girinos no início da vida. A transformação pela qual eles passam também ocorre com outros anfíbios e insetos, e tem nome: metamorfose!

Sapos, rãs e pererecas, por exemplo, passam por uma transformação extraordinária: seu corpo, seu comportamento e até a forma como esses animais se relacionam com o meio em que vivem passam por uma reestruturação. Não que eles virem príncipes ao serem beijados por uma princesa. Mas a mudança é tão radical quanto à das fábulas. Afinal, os girinos são larvas de sapos, rãs ou pererecas e não se parecem em nada com os bichos que irão se tornar quando adultos!

Suas características comprovam isso: em geral, os girinos são aquáticos. Estão em riachos, lagos, poças ou na água acumulada em bromélias, um tipo de planta. Têm, acredite, algo em comum com os peixes. Sim, com peixes!!! Adaptados a viver na água, os girinos possuem, no corpo, estruturas semelhantes às desses animais, como brânquias, que retiram o oxigênio da água. Por meio delas, eles respiram!

Uma das grandes diferenças entre girinos, sapos, rãs e pererecas está na boca. Embora o formato dela varie com a alimentação e a espécie, muitos girinos têm um bico feito da mesma substância que forma as unhas e os dentes. Basta que a fase de girino chegue ao fim, para que a larva se pareça cada vez mais com o sapo, com a rã ou com a perereca que será no futuro!

(SAPOS, rãs e pererecas. Ciências Hoje das crianças, Rio de Janeiro, out. 2.003. Adaptação.)

07. Antes de se tornarem adultos, sapos, rãs e pererecas são:

( ) animais que vivem muito. ( ) bichos que não se transformam.

( ) filhotes de peixes do rio. ( ) larvas chamadas girinos.

08. Em “... e até a forma como esses animais se relacionam”, a expressão esses animais está substituindo:

( ) rãs e pererecas. ( ) rãs e sapos.

( ) rãs e pererecas. ( ) sapos, rãs e pererecas.

09. Em “Sapos, rãs e pererecas passam por uma transformação extraordinária”, a palavra grifada significa:

( ) fantástica. ( ) muito leve. ( ) normal. ( ) pequena.

10. O texto trata:

( ) da maneira como muitos filhotinhos vivem nas bromélias.

( ) da mudança profunda que acontece na vida de alguns animais.

( ) do modo como vivem principalmente animais aquáticos.

( ) dos alimentos preferidos dos sapos.

11. Os girinos podem viver na água porque têm:

( ) bico.

( ) brânquias.

( ) pulmões.

( ) unhas.



12. O texto que você leu:

( ) ensina como alguns bichos se transformam.

( ) explica como são os sapos dos contos de fada.

( ) informa como sobrevivem sapos, rãs e pererecas.

( ) mostra como os sapos conseguem virar príncipes.

13. Os sapos, rãs e pererecas são animais classificados como:

( ) mamíferos. ( ) aves. ( ) peixes. ( ) répteis. ( ) anfíbios.

14. Em “Sapos, rãs e pererecas passam por uma transformação extraordinária”. Esta transformação é chamada de:

( ) girinos. ( ) metamorfose. ( ) fases da vida. ( ) vida do sapos, rãs e pererecas.



O mal da vaca louca

O mal da vaca louca voltou a assustar o mundo na semana passada. Mas isso não tem nada a ver com as vaquinhas fazendo maluquices pelas fazendas do planeta, viu? O mal da vaca louca é uma doença que atinge não só as vacas, mas bois e ovelhas também. Nos anos 90, o mal atingiu muitos animais na Europa. Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam. Os fazendeiros tiveram que matar os bichos e sua carne não pôde ser vendida para evitar que as pessoas também ficassem doentes. Antes acreditava-se que as pessoas ficavam doentes comendo a carne de animais doentes. Mas hoje sabe-se que o mal pode passar também de uma pessoa para outra.

(O MAL da vaca louca. O Globo, Rio de Janeiro, 2 out. 2.004. Globinho.)

15. O texto mostra que o mal da vaca louca atinge:

( ) ovelhas e bois. ( ) vacas e bois. ( ) vacas, bois e ovelhas. ( ) vacas somente.

16. A palavra eles em “Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam” diz respeito aos:

( ) animais da Europa. ( ) animais da África. ( ) fazendeiros da Europa. ( ) bois e ovelhas.

17. O assunto do texto é:

( ) a doença que atinge o gado.

( ) as maluquices das vaquinhas.

( ) as pessoas que ficam doentes.

( ) os fazendeiros que matam os bichos.

18. O mal da vaca louca voltou a virar notícia porque descobriu que:

( ) existe apenas na Inglaterra.

( ) existe somente no Brasil.

( ) pode passar também de uma pessoa para outra.

( ) só quem é fazendeiro pega.



Querido Pai,

Não deu para eu cumprir a promessa. A Mãe foi mesmo embora. Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupa pra trocar, sem escova de dente, não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver. Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da sua cama, viu?

Um beijo da Rebeca.



Fonte: NUNES, Lygia Bojunga. Tchau. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2003. (excerto)



1-Para Rebeca, o fato de a mala a Mãe ter deixado a mala em casa, indica que ela

A) pode voltar. B) quer voltar. C) decidiu voltar. D) não voltará.



2- Na frase : Escondi ela. O pronome ELA refere-se:

(A)Menina B) a mãe C) a mala D) roupa



3- A palavra “viu?” indica que Rebeca faz uma pergunta para

A) o Pai. B) a Mãe. C) a menina. D) a mala.



4-O trecho da carta que traz a opinião de Rebeca sobre o fato de sua mãe poder voltar para casa é:

A) Assim sem mala não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar.

B) Não deu pra eu cumprir a promessa.

C) A Mãe foi mesmo embora.

D) Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da cama, viu?



Trem de ferro - Manuel Bandeira

Café com pão

Café com pão

Café com pão

Virgem Maria que foi isso maquinista?

Agora sim

Café com pão

Agora sim

Voa, fumaça



Fonte: BANDEIRA, Manuel. Trem de ferro.



5-O poema apresenta um ritmo muito forte e a repetição de sons que pretendem representar um trem

A) em movimento. B) parado. C) cheio de pessoas. D) quebrado.



PAPAGAIO SALVA FAMÍLIA



Papagaio salva família de incêndio no Reino Unido da France Presse, em Londres Francis Hall, 59, está pensando em recompensar seu papagaio-cinza africano após o animal ter salvado a vida de sua família. Apavorada com o fogo que começou dentro da casa localizada em Hampshire, a mascote gritou até acordar os moradores. Bob, de três anos, deve até ganhar uma companhia depois do feito, ocorrido na manhã do último domingo (20). As chamas tomaram conta da cozinha e, ao chegar perto do local onde o papagaio ficava, ele começou a gritar, despertando Hall e seus dois filhos. Considerada a mais inteligente das aves, papagaio-cinza pode aprender 5.000 palavras "Com certeza ele terá alguns mimos - brinquedos novos, um balanço, um sino e um espelho", afirmou o dono do animal ao jornal "Southern Daily Echo". "E parece a hora certa para

lhe dar uma companhia", completou Hall. A família sofreu intoxicação por fumaça, mas Bob não se feriu. "Eu achava Bob muito chato, com esses gritos e barulhos. Mas agora não. Ele é uma lenda. Salvou nossas vidas", disse Sam, 8, filho de Hall.



Fonte: PAPAGAIO salva família... Folha Online, São Paulo, 22 jul. 2008.



6-O papagaio- cinza é :

A) barulhento e inteligente. B) medroso e jovem. C) barulhento e vaidoso. D) velho e chato.



Poluição: o homem é o grande vilão



Veja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas. As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.

É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa, pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.

Fonte: Disponível em: canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm



7- As ilustrações do texto destacam :

A) os efeitos da poluição no planeta Terra. B) os milhões de pessoas que habitam o planeta Terra.

C) a moradia das pessoas no mundo. D) o tratamento dos esgotos nas cidades



O leão e o ratinho -Esopo



Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram

uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão

prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e

deixou que fosse embora. Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não

conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o

ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão.

Moral: uma boa ação ganha outra.



fonte: ESOPO. O leão e o ratinho.



10-O final da história começa quando:

A) o ratinho apareceu e conseguiu soltar o leão. B) o leão urrava de raiva, fazendo a floresta tremer.

C) o leão ficou preso numa rede de caçadores. D) o ratinho pediu ao leão que o soltasse.



11- Assinale a alternativa que apresenta em ordem os acontecimentos da fábula.



A) Um leão descansa e os ratinhos vêm perturbá-lo. Um ratinho negociou sua liberdade e

prometeu ajudar o leão quando fosse necessário. Um dia isto acontece: o leão está preso

numa rede e o ratinho salva-o.



B) Um leão, ao descansar, é perturbado por uns ratinhos que passeiam em seu corpo. Um ratinho,

que ficou preso nas patas do leão, recebeu dele a misericórdia. Um dia é o leão que está preso

numa rede de caçadores e o ratinho salva-o, roendo as cordas.



C) Um leão descansa depois de caçar. Uns ratinhos perturbam-no. O leão fica preso numa rede

de caçador, mas um dos ratinhos, que é seu amigo, vem ajudá-lo, roendo as cordas e

libertando-o.



D) Um leão, ao ficar preso, numa rede de caçadores, pediu ajuda a um dos ratinhos que já tinha

sido salvo pelo felino, quando eles passeavam nas costas do mesmo que descansava após

uma caçada.





Pássaros

As mãos que dizem adeus são pássaros

Que vão morrendo lentamente...



Fonte: QUINTANA, Mário. Pássaros. In: ______. A cor invisível. São Paulo: Globo, 1994. p. 119.



12-O poeta compara as mãos que dizem adeus com

A) a morte das pessoas . B) a morte dos pássaros.

C) outras mãos. D) a vida dos pássaros.



Pequenos tormentos da vida



De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos, as nuvens

desenrolam-se, lentamente, como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim...

Sem fim é a aula: e nada acontece, nada... Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa Lili, se ao

menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra.



Fonte: QUINTANA, Mário. Pequenos tormentos da vida.



13- O texto dá a impressão que Lili está

A) imaginando coisas durante a aula. B) prestando atenção na aula.

C) esperando um avião chegar. D) conversando com os colegas.



O Bibliotecário que mediu a terra



Há mais de dois mil anos, um bebê muito esperto veio ao mundo. Chamava-se Eratóstenes.

Seus pais eram gregos e moravam em Cirene, uma cidade grega situada em um ponto da costa da

África onde hoje é o país que se conhece como Líbia.

Mesmo quando muito pequeno, Eratóstenes espantava-se com tudo o que via. Engatinhava

pelo chão da cozinha para seguir as trilhas das formigas. E, à noite, quando olhava pela janela de

seu quarto, admirava-se com a maneira como as estrelas ficavam presas no céu.

Quando ele aprendeu a falar, começou a fazer centenas, milhares de perguntas: O sol fica

muito longe? De que ele é feito? De onde vêm os ventos? O que faz as estrelas mudarem de lugar?



Fonte: LASKY, Kathryn. O bibliotecário que mediu a terra. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.



14-Qual frase do texto indica que as informações que serão apresentadas ocorreram em um tempo

passado?

A) “Há mais de dois mil anos, um bebê muito esperto veio ao mundo.”

B) “Chamava-se Eratóstenes.”

C) “Seus pais eram gregos e moravam em Cirene.”

D) “O que faz as estrelas mudarem de lugar?”



Floresta Amazônica



Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.

Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar

ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças, macacos, araras,

tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.

É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na

Amazônia! São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.



Fonte: FLORESTA amazônica. Disponível em: <http://www.canalkids.com



15-No trecho “Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios...”, o termo

sublinhado refere-se :

A) a toda a riqueza natural da Amazônia. B) à parte da floresta que pode ser vista.

C) às diferentes espécies de aves. D) aos rios enormes, cheios de peixes.



Saúde lança campanha para incentivar aleitamento materno- Agência Brasil



BRASÍLIA - Para marcar a 17ª Semana Mundial de Amamentação, que começa nesta sexta-feira,

o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançam, às 10h, na sede da

Fiocruz, uma campanha de incentivo ao aleitamento materno.

Estudos revelam que as crianças amamentadas têm menos chances de ter diarréia,

pneumonia - doenças responsáveis por boa parte da mortalidade infantil, principalmente em regiões

mais carentes - diabetes, câncer ou de desenvolver alergias.



Fonte: AGÊNCIA BRASIL. Saúde lança campanha... Brasília, DF, 2008.



16-Na notícia, qual é o evento citado que iniciará a 17ª Semana Mundial de Amamentação?

A) A campanha de prevenção ao câncer infantil.

B) A campanha de incentivo ao aleitamento materno.

C) A campanha de proteção contra várias doenças.

D) A campanha de esclarecimento sobre a mortalidade infantil.





O Rio Tietê



O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra

do Mar, a 840 metros de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral. Por

isso,ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a

Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100 quilômetros, até o município de Itapura, em

sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.



Fonte: O Rio Tietê. Rede das águas, São Paulo, 2002.



17-O Rio Tietê nasce

A) no litoral do estado de São Paulo. B) na Região Metropolitana de São Paulo.

C) na cidade de Salesópolis, em São Paulo. D) no estado do Mato Grosso do Su



O gato, o galo e o ratinho



Um ratinho vivia num buraco com sua mãe. Depois de sair sozinho pela primeira vez, contou

a ela:

- Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado, tinha

um pelo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas. O outro era um

monstro horrível. No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua, que

balançavam quando ele andava. De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito

apavorante. Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com

o simpático.

- Ah, meu filho! – respondeu a mãe. – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era

um gato feroz, que num segundo teria te devorado.



Fonte: ESOPO. O gato, o galo e o ratinho. In:______. Fábulas de Esopo.

18-A moral adequada a essa fábula é

A) Jamais confie nas aparências. B) Quem tudo quer tudo perde.

C) Quem ama o feio, bonito lhe parece. D) Uma boa ação ganha outra.



CUIDADOS AO BRINCAR DE PIPA



1. Não empine perto da rede elétrica, em cima de lajes e telhados e em lugares movimentados;

2. Nunca use cerol: machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios de

eletricidade;

3. Não use fios metálicos para empiná-las nem faça rabiolas de fita cassete: são condutores de

energia e dão choques terríveis;

4. Não tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico;

5. Também não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de

Distribuição (ETDs) ou em subestações da rede elétrica.



Fonte: DICAS e reportagens. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19 jul. 2008. Folhinha.



19-Além de machucar motociclistas, o texto afirma que o uso de cerol pode ser prejudicial quando ele

A) conduz energia a quem empina pipa. B) dá choque em quem empina pipa.

C) ajuda a cortar a pipa do outro. D) corta a borracha dos fios elétricos.



Encurtando o caminho



Tia Maria, quando criança se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para

casa já começava a escurecer. Viu outra menina passando pelo cemitério e resolveu cortar, fazendo

o mesmo trajeto que ela.

Tratou de apressar o passo, até alcançá-la e se explicou:

- Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga. Será você se importa se nós formos

juntas?

- Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra. – Quando estava viva, sentia

exatamente a mesma coisa.



Fonte: LAGO, Ângela. Sete histórias para sacudir o esqueleto.

20-O trecho do texto em que o narrador diz que a história que irá contar aconteceu no passado é:

A) “Tia Maria, quando criança se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa

já começava a escurecer.”

B) “- Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga.”

C) “-Será você se importa se nós formos juntas?”

D) “- Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra.”



Em harmonia com a natureza



Todas as manhãs, Laila Soares, 17, entra na internet para ver qual é a lição de casa do dia.

De dentro de sua casa no interior de Goiás, feita de barro, areia e palha, ela se comunica com seus professores na Austrália e discute com outros alunos os tópicos do fórum da semana. Além das aulas convencionais, como biologia e matemática, ela estuda mitologia e a condição da mulher na sociedade. À tarde, se dedica a tocar violão, pintar ou cuidar das plantas. Duas vezes por semana, ela visita escolas onde dá aula para alunos e professores com o intuito de promover a sustentabilidade.

Sustentabilidade significa gastar menos do que a natureza consegue repor. Este é o conceito

por trás das ecovilas, comunidades nas quais as ações sustentáveis vão muito além da reciclagem do lixo. Ela mora no Ecocentro Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), uma ecovila a

três quilômetros de Pirenópolis criada há dez anos por seu pai, brasileiro, e sua mãe, australiana.

Atualmente, há cerca de 20 pessoas morando no local. Mas na época dos cursos o número

de residentes pode subir para 150. “Recebemos gente do mundo inteiro. Estou sempre conhecendo culturas novas e fazendo novos amigos.”

Mas não é só no ecocentro que Laila expande seus horizontes. Freqüentemente, acompanha

os pais em trabalhos ao redor do mundo. “Por isso optamos pela escola a distância”, explica. “Assim, posso viajar e continuar estudando.”



Fonte: VILLAC, Luana. Em harmonia com a natureza.

21- De acordo com as informações contidas no texto, é possível se dizer que

A) Laila estuda em uma escola pública e mora na Austrália.

B) Laila estuda pela televisão e mora em Pirenópolis.

C) Laila estuda pela Internet e mora em uma ecovila.

D) Laila não estuda e mora na Austrália.

Pescaria



Um homem

que se preocupava demais

com coisas sem importância

acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas.

Um amigo lhe deu então uma idéia

de usar as minhocas

numa pescaria

para se distrair das preocupações,

O homem se distraiu tanto

pescando

que sua cabeça ficou leve

como um balão

e foi subindo pelo ar

até sumir nas nuvens.

Onde será que foi parar?

Não sei

nem quero me preocupar com isso.

Vou mais é pescar.



Fonte: PAES, José Paulo.

22-No verso “acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas” , a expressão grifada poderia ser

substituída por

A) minhocas penduradas nos cabelos. B) muitas dores na cabeça.

C) a cabeça cheia de preocupações. D) muitas preocupações com as minhocas.



23-A cabeça do homem ficou leve. A pescaria contribuiu para ele

A) livrar-se dos problemas. B) livrar-se das minhocas.

C) aprender a pescar. D) esquecer quem ele era.

Jaguatirica



Ordem: Carnívora

Família: Felidae

Nome popular: Jaguatirica

Nome científico: Leopardus pardalis

Habitat: Florestas

Hábitos alimentares: Carnívoro

Período de vida: Aproximadamente 20 anos

A jaguatirica é um felino de médio porte, podendo pesar entre 11.3 a 15.8 kg. O seu pêlo é denso e curto de cor amarelo claro a castanho ocráceo e é todo pintado exceto na região ventral, em que a coloração é esbranquiçada. Estas manchas negras formam rosetas e seguem até a cauda. Os machos são maiores que as fêmeas.

Fonte: São Paulo (Estado). Animais: mamíferos: jaguatirica.

24- O texto tem por finalidade

A) discutir a importância do animal. B) dar informações sobre a jaguatirica.

C) contar histórias sobre a jaguatirica. D) orientar como cuidar da jaguatirica.



A bolsa amarela



Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades. Não digo vontade magra,

pequenininha, que nem tomar sorvete a toda hora, dar sumiço da aula de matemática, comprar um sapato novo que eu não agüento mais o meu. Vontade assim todo mundo pode ver, não tô ligando a mínima. Mas as outras – as três que de repente vão crescendo e engordando toda a vida – ah, essas eu não quero mais mostrar. De jeito nenhum.

Nem sei qual das três me enrola mais. Às vezes acho que é a vontade de crescer de uma

vez e deixar de ser criança. Outra hora acho que é a vontade de ter nascido garoto em vez de

menina. Mas hoje tô achando que é a vontade de escrever.

Fonte: NUNES, Lygia Bojunga. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Agir, 1997.

25-Quem narra o trecho é:

A) um garoto. B) uma menina. C) uma professora. D) uma jovem.

26- A personagem cita três vontades que mais a perturba:

(A) De tomar sorvete, sumir da aula de matemática e de escrever.

(B) De crescer, engordar e comprar um sapato novo.

(C) De crescer, de nascer garoto e de escrever.

(D) De crescer, de nascer menina e de escrever.



Texto I - 11/09/2008

Júlio e seus amigos estréiam espetáculo "Cocoricó em uma Aventura" nos palcos

Da Redação



O garotinho Júlio e seus amigos da fazenda vão parar nos palcos em "Cocoricó em uma Aventura". O espetáculo, que estréia neste sábado (13) no Teatro Shopping Frei Caneca,

tem o elenco original do programa da TV Cultura, ou seja, os mesmos bonecos e manipulares.

A história mostra a turminha diante de um mistério: um objeto estranho visto no céu em Cocorilândia. Em torno deste enigma gira a trama e conversas entre Lilica, Astolfo, Zazá e o

resto da turma. Júlio e sua turma estréiam aventura no teatro.

O programa da TV Cultura surgiu 1996 e tem como protagonista o garotinho Júlio, de oito

anos, que mora com os avós da fazenda e convive com os bichos que moram lá. Neste ano o

programa estreou nova temporada e teve como novidade a entrada de celulares, computadores e outras tecnologias no universo da fazenda.



Texto II - 13/06/2008

Júlio e seus amigos ganham aventuras em livros da "Turma do Cocoricó"

Da Redação

Muitas brincadeiras e comidas gostosas agitam as aventuras de Júlio e seus amigos em "O

Piquenique", um dos livrinhos da coleção da "Turma do Cocoricó". Os personagens da TV Cultura aparecem em história simples, com linguagem voltada para os leitores mais novinhos que estão aprendendo a ler. As ilustrações também são bastante atrativas e ocupam, com muita cor, toda a página.

27-Os dois textos apresentam informações sobre um famoso programa da TV Cultura, denominado “Turma do Cocoricó”, sendo que

A) o Texto I informa que o programa está sendo adaptado para teatro e o Texto II informa que o

programa está sendo adaptado para livro.

B) o Texto I informa que o programa está sendo adaptado para livro e o Texto II informa que o

programa está sendo adaptado para teatro.

C) os dois textos informam que o programa está sendo adaptado para livro.

D) os dois textos informam que o programa está sendo adaptado para teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário